Perguntas Frequentes

Para empréstimo de material bibliográfico, será indispensável que o cliente apresente o seu cartão de identificação e senha. O prazo máximo permitido para empréstimo é de 7 (sete) dias corridos para bibliográfico, exceto fascículos de periódicos mais recentes, cujo prazo de empréstimo é de 24 (vinte e quatro) horas.

O cliente poderá retirar, simultaneamente para empréstimos domiciliares, até 4 títulos de material bibliográfico, 3 títulos de materiais especiais e 3 títulos de periódicos.
O empréstimo com devolução prevista para o mesmo dia, poderá atingir até 10 títulos. Esta quantidade será reduzida, caso o cliente já tenha feito empréstimo domiciliar.

É permitida a renovação do empréstimo da obra por duas vezes consecutivas via internet, caso a mesma não esteja em reserva. Não é permitida a renovação por via telefônica ou e-mail.

Aos clientes que estão em débito com os prazos de devolução do empréstimo domiciliar, será cobrado multa no valor de R$ 3,00 para cada dia de atraso e por quantidade de obras, sendo que serão contados sábados, domingos e feriados.
O boleto da multa será emitido na biblioteca e o cliente deverá efetuar o pagamento na Central de Atendimento - Financeiro, por meio de cartão de débito.

O BOOK THRU é um serviço de retirada de materiais, sem acesso aos campi. O serviço atenderá a todos da comunidade acadêmica que precisarem de livros, revistas ou outros materiais. O cliente deve solicitar pela internet e fazer a retirada na unidade da biblioteca selecionada, com dia e horário agendado. Qual os dias e horários que o serviço BooK Thru está disponível ?
Clique aqui e confira os nossos horários e dias de atendimentos.

  1. Clique para acessar o site da Biblioteca Virtual e verifique a disponibilidade do livro desejado e a qual campus pertence;
  2. Acesse ao QRCode correspondente à unidade que queira retirar o material, disponível na página da biblioteca, ou clique no campus desejado: IPIRANGA ou POMPEIA.
  3. Preencha completamente o formulário.

Assim que o material for separado, você receberá um e-mail ou mensagem (whatsapp), confirmando a reserva com o devido horário e dia que você deve retirar o material.

O material ficará reservado por 48 horas, a partir da data de confirmação da equipe da biblioteca. Após este período, o material será disponibilizado para novas reservas.

Cada aluno poderá retirar até 6 livros, considerando o material que já está emprestado.

O aluno deverá dirigir-se à recepção do seu campus, utilizando máscara, portando carteirinha da faculdade ou documento original com foto. Não será autorizado o empréstimo sem a apresentação de um documento.

Uma outra pessoa utilizando máscara, poderá buscar o material solicitado, desde que apresente o documento ORIGINAL do solicitante.

O prazo máximo permitido para empréstimo é de 7 (sete) dias corridos para bibliográfico, exceto fasículos de periódicos mais recentes, cujo prazo de empréstimo é de 24 (vinte e quatro) horas.

Sim. Para devolver os materiais, você deve seguir os mesmos passos da solicitação. No formulário, escolha a opção "devolução

É permitida a renovação do empréstimo da obra por duas vezes consecutivas, caso a mesma não esteja em reserva via internet.
Não é permitida a renovação por via telefônica ou e-mail.

Nesse período de Pandemia não estamos trabalhando com o serviço de reserva de materiais, devido aos materiais devolvidos passarem por um período de quarentena e higienização de acordo com as normas.

Neste período de Pandemia não estamos trabalhando com o serviço de malote para evitar a circulação de materiais durante esse período.

UpToDate é uma base de dados que oferece suporte a decisões clínicas, baseadas em evidências revisadas e continuamente atualizadas por um editorial de médicos renomados.

No período de Pandemia por Covid-19, o aluno que nunca acessou o UpToDate deve seguir os seguintes passos para efetuar o seu acesso:

  • Enviar e-mail para bibli@saocamilo-sp.br (Ipiranga) ou biblip@saocamilo-sp.br (Pompéia), com os seus dados (nome completo e número do RA).
  • O acesso será realizado por um colaborador da biblioteca. Você receberá dentro de 5 (cinco) dias, o login e senha no seu e-mail.
  • Por quanto tempo tenho acesso ao UpToDate depois do meu primeiro acesso ?
Após realizado o cadastro, o usuário terá acesso, por 6 meses, através do login e senha cadastrados. Ao término deste período, o login deverá ser revalidado através da internet dentro da instituição ou solicitando via e-mail da biblioteca conforme explanado acima.

No período de Pandemia para revalidar o seu acesso, você deve seguir os seguintes passos:

  • Enviar e-mail para bibli@saocamilo-sp.br (Ipiranga) ou biblip@saocamilo-sp.br (Pompéia), com os seus dados (nome completo, número do RA, login e senha cadastrados).
  • 2- A revalidação do acesso será realizada por um colaborador da biblioteca. Você receberá dentro de 5 (cinco) dias, um aviso no seu e-mail.

Sim. Assinantes individuais e usuários registrados do UpToDate, podem instalar os aplicativos móveis UpToDate em até dois dispositivos gratuitamente. Baixe seu aplicativo UpToDate:



O UpToDate Mobile App para Android ™ funciona com dispositivos Android que executam as duas versões mais recentes do sistema operacional Android, com pelo menos 50 MB de memória livre no telefone. A instalação do cartão SD é compatível. O UpToDate Mobile App para iOS® funciona com qualquer iPhone® ou iPad® executando as duas versões mais recentes do iOS.

  • Conteúdo clínico completo do UpToDate, incluindo mais de 11.800 tópicos médicos, 9.300 recomendações graduadas e 6.500 monografias exclusivas de medicamentos;
  • Interfaces móveis otimizadas;
  • Login persistente;
  • Pesquise no seu próprio idioma;
  • Calculadoras otimizadas para celular;
  • Resgate de celular CME.

  • Acesse a página da Biblioteca São Camilo (https://portal.saocamilo-sp.br/biblioteca/);
  • No canto esquerdo da tela, clique em Base de dados – UpToDate;
  • Clique no Link CLIQUE AQUI para acessar UpToDate;
  • No site do UpToDate, no canto direito acima, clique em Entrar, digite seu login e sua senha;
  • Bons estudos!

Como devo proceder para solicitação de revisão do trabalho acadêmico?
Envie um e-mail para biblip@saocamilo-sp.br com o trabalho em formato Word em anexo.
Será realizada a revisão do seu trabalho de conclusão, dissertação ou tese, seguindo as normas da ABNT.

Qual o prazo para retorno?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.

O que é a ficha catalográfica?
A ficha catalográfica é a descrição física e temática de uma obra, de acordo com as normas internacionais (Anglo-American Cataloging Rules).
É elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Dissertação (Mestrado) e Tese (Doutorado).

Como solicitar a ficha catalográfica?
Acesse o Meu Pergamum (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php) , informe sua matrícula e senha do portal acadêmico e faça sua solicitação na área de serviços.

Qual o prazo para retorno do serviço?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.

Como devo proceder para tirar as minhas dúvidas sobre Normas ABNT ou Vancouver?
Envie um e-mail para biblip@saocamilo-sp.br para tirar dúvidas sobre normas e formatação do trabalho.
Atenção: A parte metodológica deve ser acompanhada e avaliada pelo orientador de seu trabalho.

Como acessar as bases de dados?
Contate-nos pelo e-mail biblip@saocamilo-sp.br, para esclarecer suas dúvidas de como acessar e pesquisar em base de dados científicas ( Medline, UpToDate e bases que estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes).

O que é o serviço de Levantamento Bibliográfico?
O serviço de Levantamento Bibliográfico consiste no levantamento de um tema específico em bases de dados especializadas. Serviço disponível para toda comunidade acadêmica.

Como solicito o Levantamento Bibliográfico?
Solicite através do Meu Pergamum (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php), na seção de serviços. A pesquisa dos artigos científicos será realizada nas principais bases de dados relevantes para o tema.

Qual o prazo para retorno?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.

O que é a Minha Biblioteca?
A Minha Biblioteca é uma base de dados de e-books. Essa plataforma foi assinada pela instituição e liberado o acesso para todos os alunos da Graduação, Pós Graduação, Mestrado e docentes.

Como faço para acessar a Minha Biblioteca?
Para ter acesso aos e-books, consulte o tema desejado no catálogo on-line da biblioteca (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca/index.php).
Todos os livros sinalizados com um cadeado no canto esquerdo, podem ser acessados através do preenchimento de login / matrícula (somente os números) e senha do portal acadêmico.

O que é a Medline Complete?
A Medline Complete é uma base de dados de artigos científicos que fornece acesso aos principais periódicos biomédicos e da saúde.

Como faço para acessar a Medline Complete?
Para ter acesso à Medline Complete, entre no Meu Pergamum ( http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php ) com sua matrícula (somente os números) e senha do portal acadêmico, clique na seção Base de Dados – Ebsco Medline Complete.

O que é a UpToDate?
A UpToDate é uma base de dados de recomendações clínicas com mais de 11.800 tópicos em 25 especialidades.

Como faço para acessar o UpToDate?
Consulte no site da Biblioteca no menu bases de dados - UpToDate.

O que é o Portal de periódicos CAPES?
Portal de Periódicos CAPES é um portal que disponibiliza bases de dados e periódicos de diversas áreas.

Como faço para acessar o Portal CAPES?
O acesso remoto (fora da instituição) pode ser realizado por todos os alunos através do Acesso CAFÉ, pelo link http://www.periodicos.capes.gov.br.
Você ainda pode ter acesso ao Portal de Periódicos da Capes dentro da Instituição. Acesse um dos computadores da Instituição e no catálogo on-line da biblioteca clique no logo da Capes.
Ao acessar o site, o usuário poderá ter acesso a todo o conteúdo disponível para o Centro Universitário São Camilo.

Endereço

Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus POMPEIA
R. Raul Pompeia, 144 - Pompeia
São Paulo - SP
0300 017 8585

 

Conecte-se a São Camilo