Perguntas Frequentes
Para empréstimo de material bibliográfico, será indispensável que o cliente apresente o seu cartão de identificação e senha. O prazo máximo permitido para empréstimo é de 7 (sete) dias corridos para bibliográfico, exceto fascículos de periódicos mais recentes, cujo prazo de empréstimo é de 24 (vinte e quatro) horas.
O cliente poderá retirar, simultaneamente para empréstimo domiciliar, até 6 títulos de materiais bibliográficos;
3 títulos de materiais especiais e 3 títulos de periódicos.
O total de títulos retirados para empréstimo domiciliar não excederá a 12 títulos;
O cliente poderá retirar para empréstimo com devolução prevista para o mesmo dia até 10 títulos.
Esta quantidade será reduzida caso o cliente já tenha feito empréstimo domiciliar. Não será permitida a retirada de 2 (dois) exemplares do mesmo título e volume pelo mesmo cliente.
É permitida a renovação do empréstimo da obra por duas vezes consecutivas via internet, caso a mesma não esteja em reserva. Não é permitida a renovação por via telefônica ou e-mail.
Aos clientes que estão em débito com os prazos de devolução do empréstimo domiciliar, será cobrado multa no valor de R$ 6,00 para cada dia de atraso e por quantidade de obras, sendo que serão contados sábados, domingos e feriados. O boleto da multa será emitido na biblioteca e o cliente deverá efetuar o pagamento na Central de Atendimento - Financeiro, por meio de cartão de débito.
Quem pode emprestar os jogos recreativos?
O empréstimo de Jogos Recreativos é restrito a professores, colaboradores e alunos vinculados ao Centro Universitário São Camilo e Colégio São Camilo, sendo obrigatória a apresentação do cartão de identificação da instituição ou documento original com foto (físico ou digital) e senha do portão acadêmico.
Qual o período que posso ficar com os jogos?
Os Jogos Recreativos deverão ser utilizados no interior da biblioteca e serão emprestados pelo período que corresponde ao horário de funcionamento da biblioteca.
O que acontece caso eu não devolva os jogos dentro do prazo?
O não cumprimento do prazo de devolução dos Jogos implicará a cobrança de multa.
O que acontece no caso de extravio ou danos aos jogos?
O cliente responderá pelo material retirado, e em caso de extravio ou dano, indenizará a Biblioteca, no prazo de no máximo 30 dias corridos, mediante a reposição do jogo recreativo.
UpToDate é uma base de dados que oferece suporte a decisões clínicas, baseadas em evidências revisadas e continuamente atualizadas por um editorial de médicos renomados.
Caso esteja participando de aulas laboratoriais de modo presencial, recomendamos que faça o primeiro cadastro ou revalide sua senha nas unidades Ipiranga ou Pompeia.
- Acesse o endereço: pergamum.saocamilo-sp.br
- Informe sua matrícula e senha do portal acadêmico (a senha deve ser a mesma fornecida pela instituição)
- Para que você tenha acesso ao seu histórico de pesquisa, crie uma conta pessoal dentro da plataforma UpToDate, clicando em “Registro”
- Complete todos os campos e clique em Enviar Cadastro
- Anote seu nome de usuário e senha. Após a conclusão do processo do cadastramento, você receberá um e-mail de confirmação do UpToDate com instruções sobre como fazer o download do Aplicativo Móvel
- Pronto! Agora você pode aproveitar todo conteúdo disponível da plataforma.
- O cadastro realizado na plataforma da UpToDate tem validade de 90 dias. Após esse período, o usuário deve revalidar acessando novamente o link: pergamum.saocamilo-sp.br
- Informe sua matrícula e senha do portal acadêmico (a senha deve ser a mesma fornecida pela instituição).
- Na plataforma clique em “Entrar” e coloque o mesmo login e senha já cadastrados.
- Pronto! A sua renovação foi efetivada.
Sim. Assinantes individuais e usuários registrados do UpToDate, podem instalar os
aplicativos móveis UpToDate em até dois dispositivos gratuitamente.
Baixe seu aplicativo UpToDate:
O UpToDate Mobile App para Android ™ funciona com
dispositivos Android que executam as duas versões mais recentes do sistema
operacional Android, com pelo menos 50 MB de memória livre no telefone. A
instalação do cartão SD é compatível. O UpToDate Mobile App para iOS® funciona
com qualquer iPhone® ou iPad® executando as duas versões mais recentes do
iOS.
- Conteúdo clínico completo do UpToDate, incluindo mais de 11.800 tópicos médicos, 9.300 recomendações graduadas e 6.500 monografias exclusivas de medicamentos;
- Interfaces móveis otimizadas;
- Login persistente;
- Pesquise no seu próprio idioma;
- Calculadoras otimizadas para celular;
- Resgate de celular CME.
Como acessar as bases de dados?
Contate-nos pelo e-mail biblip@saocamilo-sp.br, para esclarecer
suas dúvidas de como acessar e pesquisar em base de dados científicas ( Medline,
UpToDate e bases que estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes).
O que é o Biblio Connect?
O Boletim Informativo de Periódicos Científicos da Biblioteca do Centro
Universitário São Camilo – SP, Biblio Connect, é uma publicação da biblioteca,
destinada à toda comunidade acadêmica. Essa publicação procura contemplar reflexões
em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.
Quais os objetivos do Biblio Connect?
Os objetivos do Biblio Connect são:
- Disseminar artigos científicos dos periódicos assinados pela Instituição;
- Difundir as publicações de artigos de produção acadêmica de docentes da Instituição;
- Divulgar bases de dados para pesquisa de artigos científicos.
Como faço para solicitar um artigo?
Depois de preencher o formulário de solicitação, o artigo será enviado em até 48
horas.
O que é o serviço de Comutação Bibliográfica?
Comutação Bibliográfica é o serviço de solicitação de cópia de documentos técnico –
científicos em bibliotecas nacionais ou do exterior.
Quais documentos posso solicitar?
Os documentos disponíveis são:
- Artigos de periódicos;
- Trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais;
- Dissertações e Teses;
- Partes de documentos (que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais).
Quais os valores?
Os valores são:
Artigos disponíveis em bibliotecas nacionais:
- R$ 1,82 (1 a 5 páginas)
- R$ 3,64 (6 a 10 páginas)
- R$ 5,46 (11 a 15 páginas)
- R$ 7,26 (16 a 20 páginas)
Como faço para solicitar o serviço de Comutação Bibliográfica?
Para solicitar o serviço de Comutação Bibliográfica, você precisa acessar o site da
Biblioteca na aba de Serviços – Comutação Bibliográfica.
Qual o prazo para entrega do serviço?
O prazo para atendimento é de 10 a 15 dias úteis.
O que são descritores?
Descritores são palavras que representam o conteúdo temático ou o assunto do
documento/artigo. Devem ser incluídos nos resumos de artigos científicos.
Quem pode solicitar?
Alunos de pós-graduação que apresentam artigo científico como trabalho final de
conclusão de curso.
Qual o prazo para elaboração dos descritores?
De 10 até 15 dias úteis.
Posso fazer alguma modificação nos descritores?
A biblioteca realiza a pesquisa de descritores de acordo com o tema do trabalho,
desta forma não pode haver modificação dos termos, uma vez que estes são
selecionados a partir de vocabulários controlados autorizados nas áreas da saúde e
humanas.
Como solicitar?
Entre no site da biblioteca, na aba Serviços – Descritores e preencha o formulário.
Em que consiste o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas?
Este serviço possibilita o empréstimo de livros pertencentes a acervos de outras
bibliotecas do município de São Paulo.
Como faço para solicitar este serviço?
Informe-se com o Bibliotecário de Referência de sua unidade.
Em que consiste o serviço de empréstimo via malote?
As unidades de bibliotecas Ipiranga e Pompeia, oferecem a possibilidade de
empréstimo de material de seus acervos Via Malote. Se o aluno deseja um livro que
não está disponível no campus onde estuda, pode solicitar que o livro seja enviado
por malote para a unidade desejada.
Como solicitar o empréstimo via malote?
O cliente deve fazer a solicitação através do catálogo online da biblioteca
(http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca/index.php)
Qual o prazo para entrega do malote?
O prazo para entrega do malote é de 5 (cinco) a 7 (sete) dias úteis.
O que é a ficha catalográfica?
A ficha catalográfica é a descrição física e temática de uma obra, de acordo com as
normas internacionais (Anglo-American Cataloging Rules).
É elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Dissertação
(Mestrado) e Tese (Doutorado).
Como solicitar a ficha catalográfica?
Acesse o Meu Pergamum
(http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php)
,
informe sua matrícula e senha do portal acadêmico e faça sua solicitação na área de
serviços.
Qual o prazo para retorno do serviço?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.
Observação: As solicitações de serviços via sistema
(Meu Pergamum) estão temporariamente indisponíveis.
Solicite a ficha catalográfica através do e-mail biblip@saocamilo-sp.br. Para podermos
atender sua solicitação, é necessário anexar no e-mail a folha de rosto e o resumo do
trabalho, além de informar os dados abaixo:
Celular:
Total de páginas:
O que são gerenciadores de referência?
Os gerenciadores de referências são softwares que permitem que o usuário gerencie
seu acervo de referências bibliográficas e cite de acordo com normas específicas.
Quais são os gerenciadores de referência mais usados?
MORE
MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações
no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a
partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos
cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários,
enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos
formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico:
home-page e e-mail.
MORE - Vancouver
O MORE também disponibiliza uma versão para referências no Estilo Vancouver. O
estilo Vancouver foi desenvolvido pela National Library of Medicine dos Estados
Unidos da América (NLM) e está voltada para a área da saúde, principalmente nas
áreas de enfermagem, fisioterapia e medicina.
Mendeley
Mendeley é um gerenciador de referências que lhe permite gerir, ler, compartilhar,
anotar e citar seus trabalhos de pesquisa.
É uma rede de colaboração acadêmica com 6 milhões de usuários para se conectar com
pesquisadores e descobrir tendências de pesquisa, formando uma base de dados
colaborativa.
EndNote
Com o EndNote Online, você pode facilmente coletar grande quantidade de referências,
criando sua própria biblioteca, para acessar de qualquer computador. Permite que
você adicione citações e formate sua bibliografia enquanto escreve seu trabalho, sem
necessidade de usar outros programas. Oferece centenas de estilos bibliográficos,
permitindo trocar a formatação automaticamente de acordo o estilo exigido. Utilize o
EndNote Online de forma gratuita acessando pelo Portal de Periódicos Capes.
Zotero
Zotero é um software livre para gestão e compartilhamento de referências
bibliográficas. Pode ser um importante recurso para facilitar o desenvolvimento de
trabalhos acadêmicos, tais como TCCs, teses, dissertações, artigos científicos,
entre outros.
Como faço para utilizar um desses gerenciadores?
Você deve acessar a página da biblioteca, na aba Serviços – Gerenciadores de
Referências, onde você vai encontrar um Tutorial para o acesso.
O que é o serviço de Levantamento Bibliográfico?
O serviço de Levantamento Bibliográfico consiste no levantamento de um tema
específico em bases de dados especializadas. Serviço disponível para toda comunidade
acadêmica.
Como solicito o Levantamento Bibliográfico?
Solicite através do Meu Pergamum (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php),
na seção de serviços. A pesquisa dos artigos científicos será realizada nas
principais bases de dados relevantes para o tema.
Qual o prazo para retorno?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.
Observação: As solicitações de serviços via sistema
(Meu Pergamum) estão temporariamente indisponíveis.
Solicite seu levantamento bibliográfico através dos e-mails abaixo:
Alunos da unidade Ipiranga: bibli@saocamilo-sp.br
Alunos da unidade Pompeia: biblip@saocamilo-sp.br.
No e-mail colocar as seguintes informações
Nome completo:
Matricula:
Curso:
Tema:
Delimitação do tema:
Abrangência da data (exemplo: 5 últimos anos):
Idioma(s):
O que é a Minha Biblioteca?
A Minha Biblioteca é uma base de dados de e-books. Essa plataforma foi assinada pela
instituição e liberado o acesso para todos os alunos da Graduação, Pós Graduação,
Mestrado e docentes.
Como faço para acessar a Minha Biblioteca?
Para ter acesso aos e-books, consulte o tema desejado no catálogo on-line da
biblioteca (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca/index.php).
Todos os livros sinalizados com um cadeado no canto esquerdo, podem ser acessados
através do preenchimento de login / matrícula (somente os números) e senha do portal
acadêmico.
O que é a Medline Complete?
A Medline Complete é uma base de dados de artigos científicos que fornece acesso aos
principais periódicos biomédicos e da saúde.
Como faço para acessar a Medline Complete?
Para ter acesso à Medline Complete, entre no Meu Pergamum (
http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php
) com sua matrícula (somente os números) e senha do portal acadêmico, clique
na seção Base de Dados – Ebsco Medline Complete.
Como devo proceder para tirar as minhas dúvidas sobre Normas ABNT ou
Vancouver?
Envie um e-mail para biblip@saocamilo-sp.br
para tirar
dúvidas sobre normas e formatação do trabalho.
Atenção: A parte metodológica deve ser acompanhada
e avaliada pelo orientador de seu trabalho.
Quando posso reservar um material?
Você pode reservar um material quando todos os exemplares estiverem emprestados.
Qual o prazo para eu receber o material?
Assim que o material estiver disponível, você receberá um aviso por e-mail.
Como devo proceder para solicitação de revisão do trabalho acadêmico?
Envie um e-mail para biblip@saocamilo-sp.br
com o trabalho
em formato Word em anexo.
Será realizada a revisão do seu trabalho de conclusão, dissertação ou tese, seguindo
as normas da ABNT.
Qual o prazo para retorno?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.
O que é a UpToDate?
UpToDate é uma base de dados que oferece suporte a decisões clínicas, baseadas em
evidências revisadas e continuamente atualizadas por um editorial de médicos
renomados.
Como faço para acessar o UpToDate?
Consulte no site da Biblioteca no menu bases de dados - UpToDate.