Perguntas Frequentes

Para empréstimo de material bibliográfico, será indispensável que o cliente apresente o seu cartão de identificação e senha. O prazo máximo permitido para empréstimo é de 7 (sete) dias corridos para bibliográfico, exceto fascículos de periódicos mais recentes, cujo prazo de empréstimo é de 24 (vinte e quatro) horas.

O cliente poderá retirar, simultaneamente para empréstimo domiciliar, até 6 títulos de materiais bibliográficos;
3 títulos de materiais especiais e 3 títulos de periódicos.
O total de títulos retirados para empréstimo domiciliar não excederá a 12 títulos;
O cliente poderá retirar para empréstimo com devolução prevista para o mesmo dia até 10 títulos.
Esta quantidade será reduzida caso o cliente já tenha feito empréstimo domiciliar. Não será permitida a retirada de 2 (dois) exemplares do mesmo título e volume pelo mesmo cliente.

É permitida a renovação do empréstimo da obra por duas vezes consecutivas via internet, caso a mesma não esteja em reserva. Não é permitida a renovação por via telefônica ou e-mail.

Aos clientes que estão em débito com os prazos de devolução do empréstimo domiciliar, será cobrado multa no valor de R$ 5,00 para cada dia de atraso e por quantidade de obras, sendo que serão contados sábados, domingos e feriados.
O boleto da multa será emitido na biblioteca e o cliente deverá efetuar o pagamento na Central de Atendimento - Financeiro, por meio de cartão de débito.


Quem pode emprestar os jogos recreativos?
O empréstimo de Jogos Recreativos é restrito a professores, colaboradores e alunos vinculados ao Centro Universitário São Camilo e Colégio São Camilo, sendo obrigatória a apresentação do cartão de identificação da instituição ou documento original com foto (físico ou digital) e senha do portão acadêmico.

Qual o período que posso ficar com os jogos?
Os Jogos Recreativos deverão ser utilizados no interior da biblioteca e serão emprestados pelo período que corresponde ao horário de funcionamento da biblioteca.

O que acontece caso eu não devolva os jogos dentro do prazo?
O não cumprimento do prazo de devolução dos Jogos implicará a cobrança de multa.

O que acontece no caso de extravio ou danos aos jogos?
O cliente responderá pelo material retirado, e em caso de extravio ou dano, indenizará a Biblioteca, no prazo de no máximo 30 dias corridos, mediante a reposição do jogo recreativo.

UpToDate é uma base de dados que oferece suporte a decisões clínicas, baseadas em evidências revisadas e continuamente atualizadas por um editorial de médicos renomados.

Caso esteja participando de aulas laboratoriais de modo presencial, recomendamos que faça o primeiro cadastro ou revalide sua senha nas unidades Ipiranga ou Pompeia.

  1. Acesse o endereço: pergamum.saocamilo-sp.br
  2. Informe sua matrícula e senha do portal acadêmico (a senha deve ser a mesma fornecida pela instituição)
  3. Para que você tenha acesso ao seu histórico de pesquisa, crie uma conta pessoal dentro da plataforma UpToDate, clicando em “Registro”
  4. Complete todos os campos e clique em Enviar Cadastro
  5. Anote seu nome de usuário e senha. Após a conclusão do processo do cadastramento, você receberá um e-mail de confirmação do UpToDate com instruções sobre como fazer o download do Aplicativo Móvel
  6. Pronto! Agora você pode aproveitar todo conteúdo disponível da plataforma.

  1. O cadastro realizado na plataforma da UpToDate tem validade de 90 dias. Após esse período, o usuário deve revalidar acessando novamente o link: pergamum.saocamilo-sp.br
  2. Informe sua matrícula e senha do portal acadêmico (a senha deve ser a mesma fornecida pela instituição).
  3. Na plataforma clique em “Entrar” e coloque o mesmo login e senha já cadastrados.
  4. Pronto! A sua renovação foi efetivada.

Sim. Assinantes individuais e usuários registrados do UpToDate, podem instalar os aplicativos móveis UpToDate em até dois dispositivos gratuitamente. Baixe seu aplicativo UpToDate:



O UpToDate Mobile App para Android ™ funciona com dispositivos Android que executam as duas versões mais recentes do sistema operacional Android, com pelo menos 50 MB de memória livre no telefone. A instalação do cartão SD é compatível. O UpToDate Mobile App para iOS® funciona com qualquer iPhone® ou iPad® executando as duas versões mais recentes do iOS.

  • Conteúdo clínico completo do UpToDate, incluindo mais de 11.800 tópicos médicos, 9.300 recomendações graduadas e 6.500 monografias exclusivas de medicamentos;
  • Interfaces móveis otimizadas;
  • Login persistente;
  • Pesquise no seu próprio idioma;
  • Calculadoras otimizadas para celular;
  • Resgate de celular CME.

Como acessar as bases de dados?
Contate-nos pelo e-mail biblip@saocamilo-sp.br, para esclarecer suas dúvidas de como acessar e pesquisar em base de dados científicas ( Medline, UpToDate e bases que estão disponíveis no Portal de Periódicos da Capes).

O que é o Biblio Connect?
O Boletim Informativo de Periódicos Científicos da Biblioteca do Centro Universitário São Camilo – SP, Biblio Connect, é uma publicação da biblioteca, destinada à toda comunidade acadêmica. Essa publicação procura contemplar reflexões em uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.

Quais os objetivos do Biblio Connect?
Os objetivos do Biblio Connect são:

  • Disseminar artigos científicos dos periódicos assinados pela Instituição;
  • Difundir as publicações de artigos de produção acadêmica de docentes da Instituição;
  • Divulgar bases de dados para pesquisa de artigos científicos.

Como faço para solicitar um artigo?
Depois de preencher o formulário de solicitação, o artigo será enviado em até 48 horas.

O que é o serviço de Comutação Bibliográfica?
Comutação Bibliográfica é o serviço de solicitação de cópia de documentos técnico – científicos em bibliotecas nacionais ou do exterior.

Quais documentos posso solicitar?
Os documentos disponíveis são:

  • Artigos de periódicos;
  • Trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais;
  • Dissertações e Teses;
  • Partes de documentos (que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais).

Quais os valores?
Os valores são: Artigos disponíveis em bibliotecas nacionais:

  • R$ 1,82 (1 a 5 páginas)
  • R$ 3,64 (6 a 10 páginas)
  • R$ 5,46 (11 a 15 páginas)
  • R$ 7,26 (16 a 20 páginas)

Como faço para solicitar o serviço de Comutação Bibliográfica?
Para solicitar o serviço de Comutação Bibliográfica, você precisa acessar o site da Biblioteca na aba de Serviços – Comutação Bibliográfica.

Qual o prazo para entrega do serviço?
O prazo para atendimento é de 10 a 15 dias úteis.

O que são descritores?
Descritores são palavras que representam o conteúdo temático ou o assunto do documento/artigo. Devem ser incluídos nos resumos de artigos científicos.

Quem pode solicitar?
Alunos de pós-graduação que apresentam artigo científico como trabalho final de conclusão de curso.

Qual o prazo para elaboração dos descritores?
De 10 até 15 dias úteis.

Posso fazer alguma modificação nos descritores?
A biblioteca realiza a pesquisa de descritores de acordo com o tema do trabalho, desta forma não pode haver modificação dos termos, uma vez que estes são selecionados a partir de vocabulários controlados autorizados nas áreas da saúde e humanas.

Como solicitar?
Entre no site da biblioteca, na aba Serviços – Descritores e preencha o formulário.

Em que consiste o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas?
Este serviço possibilita o empréstimo de livros pertencentes a acervos de outras bibliotecas do município de São Paulo.

Como faço para solicitar este serviço?
Informe-se com o Bibliotecário de Referência de sua unidade.

Em que consiste o serviço de empréstimo via malote?
As unidades de bibliotecas Ipiranga e Pompeia, oferecem a possibilidade de empréstimo de material de seus acervos Via Malote. Se o aluno deseja um livro que não está disponível no campus onde estuda, pode solicitar que o livro seja enviado por malote para a unidade desejada.

Como solicitar o empréstimo via malote?
O cliente deve fazer a solicitação através do catálogo online da biblioteca (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca/index.php)

Qual o prazo para entrega do malote?
O prazo para entrega do malote é de 5 (cinco) a 7 (sete) dias úteis.

O que é a ficha catalográfica?
A ficha catalográfica é a descrição física e temática de uma obra, de acordo com as normas internacionais (Anglo-American Cataloging Rules).
É elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Dissertação (Mestrado) e Tese (Doutorado).

Como solicitar a ficha catalográfica?
Acesse o Meu Pergamum (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php) , informe sua matrícula e senha do portal acadêmico e faça sua solicitação na área de serviços.

Qual o prazo para retorno do serviço?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.

Observação: As solicitações de serviços via sistema (Meu Pergamum) estão temporariamente indisponíveis.

Solicite a ficha catalográfica através do e-mail biblip@saocamilo-sp.br. Para podermos atender sua solicitação, é necessário anexar no e-mail a folha de rosto e o resumo do trabalho, além de informar os dados abaixo:
Celular:
Total de páginas:

O que são gerenciadores de referência?
Os gerenciadores de referências são softwares que permitem que o usuário gerencie seu acervo de referências bibliográficas e cite de acordo com normas específicas.

Quais são os gerenciadores de referência mais usados?
MORE
MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

MORE - Vancouver
O MORE também disponibiliza uma versão para referências no Estilo Vancouver. O estilo Vancouver foi desenvolvido pela National Library of Medicine dos Estados Unidos da América (NLM) e está voltada para a área da saúde, principalmente nas áreas de enfermagem, fisioterapia e medicina.

Mendeley
Mendeley é um gerenciador de referências que lhe permite gerir, ler, compartilhar, anotar e citar seus trabalhos de pesquisa. É uma rede de colaboração acadêmica com 6 milhões de usuários para se conectar com pesquisadores e descobrir tendências de pesquisa, formando uma base de dados colaborativa.

EndNote
Com o EndNote Online, você pode facilmente coletar grande quantidade de referências, criando sua própria biblioteca, para acessar de qualquer computador. Permite que você adicione citações e formate sua bibliografia enquanto escreve seu trabalho, sem necessidade de usar outros programas. Oferece centenas de estilos bibliográficos, permitindo trocar a formatação automaticamente de acordo o estilo exigido. Utilize o EndNote Online de forma gratuita acessando pelo Portal de Periódicos Capes.

Zotero
Zotero é um software livre para gestão e compartilhamento de referências bibliográficas. Pode ser um importante recurso para facilitar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, tais como TCCs, teses, dissertações, artigos científicos, entre outros.

Como faço para utilizar um desses gerenciadores?
Você deve acessar a página da biblioteca, na aba Serviços – Gerenciadores de Referências, onde você vai encontrar um Tutorial para o acesso.

O que é o serviço de Levantamento Bibliográfico?
O serviço de Levantamento Bibliográfico consiste no levantamento de um tema específico em bases de dados especializadas. Serviço disponível para toda comunidade acadêmica.

Como solicito o Levantamento Bibliográfico?
Solicite através do Meu Pergamum (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php), na seção de serviços. A pesquisa dos artigos científicos será realizada nas principais bases de dados relevantes para o tema.

Qual o prazo para retorno?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.

Observação: As solicitações de serviços via sistema (Meu Pergamum) estão temporariamente indisponíveis.

Solicite seu levantamento bibliográfico através dos e-mails abaixo:
Alunos da unidade Ipiranga: bibli@saocamilo-sp.br
Alunos da unidade Pompeia: biblip@saocamilo-sp.br.

No e-mail colocar as seguintes informações
Nome completo:
Matricula:
Curso:
Tema:
Delimitação do tema:
Abrangência da data (exemplo: 5 últimos anos):
Idioma(s):

O que é a Minha Biblioteca?
A Minha Biblioteca é uma base de dados de e-books. Essa plataforma foi assinada pela instituição e liberado o acesso para todos os alunos da Graduação, Pós Graduação, Mestrado e docentes.

Como faço para acessar a Minha Biblioteca?
Para ter acesso aos e-books, consulte o tema desejado no catálogo on-line da biblioteca (http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca/index.php).
Todos os livros sinalizados com um cadeado no canto esquerdo, podem ser acessados através do preenchimento de login / matrícula (somente os números) e senha do portal acadêmico.

O que é a Medline Complete?
A Medline Complete é uma base de dados de artigos científicos que fornece acesso aos principais periódicos biomédicos e da saúde.

Como faço para acessar a Medline Complete?
Para ter acesso à Medline Complete, entre no Meu Pergamum ( http://pergamum.saocamilo-sp.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php ) com sua matrícula (somente os números) e senha do portal acadêmico, clique na seção Base de Dados – Ebsco Medline Complete.

Como devo proceder para tirar as minhas dúvidas sobre Normas ABNT ou Vancouver?
Envie um e-mail para biblip@saocamilo-sp.br para tirar dúvidas sobre normas e formatação do trabalho.
Atenção: A parte metodológica deve ser acompanhada e avaliada pelo orientador de seu trabalho.

Quando posso reservar um material?
Você pode reservar um material quando todos os exemplares estiverem emprestados.

Qual o prazo para eu receber o material?
Assim que o material estiver disponível, você receberá um aviso por e-mail.

Como devo proceder para solicitação de revisão do trabalho acadêmico?
Envie um e-mail para biblip@saocamilo-sp.br com o trabalho em formato Word em anexo.
Será realizada a revisão do seu trabalho de conclusão, dissertação ou tese, seguindo as normas da ABNT.

Qual o prazo para retorno?
O prazo para atendimento é de 10 à 15 dias úteis.

O que é a UpToDate?
UpToDate é uma base de dados que oferece suporte a decisões clínicas, baseadas em evidências revisadas e continuamente atualizadas por um editorial de médicos renomados.

Como faço para acessar o UpToDate?
Consulte no site da Biblioteca no menu bases de dados - UpToDate.

Endereço

Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus POMPEIA
R. Raul Pompeia, 144 - Pompeia
São Paulo - SP
0300 017 8585

 

Conecte-se a São Camilo