Concluir a graduação é uma grande conquista acadêmica, receber o diploma representa o fechamento desse ciclo e um passo importante em direção a vida profissional. O ministério da Educação – MEC regulamentou a emissão de diploma digital, através da Portaria nº 330/2018, para todas a Instituições de Ensino Superior no Brasil. A partir de 31 de dezembro de 2021 passou ser obrigatória a emissão no formato digital. Portanto, os formados a partir de dezembro de 2021 e os demais que solicitarem segunda via terão os diplomas expedidos, exclusivamente no formato digital, pelo Centro Universitário São Camilo.

O que é o Diploma Digital?

Diploma Digital é a versão virtual do documento acadêmico que contém todas as informações pessoais e acadêmicas, autenticidade e validade jurídica assim como no formato físico tradicional.

A validade jurídica dar-se-á pela assinatura com certificado digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros e diretrizes do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).

O diploma digital é composto por dois arquivos, sendo:

  • XML dos dados do Diploma Digital;
  • Representação visual do Diploma Digital (RVDD) em formato PDF.

Principais vantagens do Diploma Digital

  1. Segurança das informações, uma vez que o documento expedido digitalmente possui assinaturas com certificação ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), e sua assinatura dentro dessa infraestrutura terá validade igual aos dos documentos físicos assinados. A assinatura digital utiliza de criptografia que permite a identificação do autor do documento. O código de autenticidade e QRcode disponíveis na versão PDF permite a validação de forma rápida e segura, evitando falsificação.
  1. Praticidade para o aluno, que terá acesso ao documento com apenas um clique e a qualquer momento, excluindo possibilidade de extravio ou necessidade de solicitação de segunda via.

Como obter meu Diploma Digital?

De acordo com a legislação educacional, desde dezembro de 2021 o diploma passou a ser válido e obrigatório somente no formato digital, que segue o mesmo layout da versão tradicional.

Todos os cursos de Graduação do Centro Universitário São Camilo estão qualificados para emissão do Diploma Digital. Portanto, os alunos que colaram grau a partir do segundo semestre de 2021 dentro do prazo de 120 dias receberão por e-mail as instruções de acesso ao diploma exclusivo no formato digital.

Desta forma, no prazo de 120 dias após a colação de grau, o aluno formado não receberá o seu diploma em papel, e sim um link, via email com instruções para baixar o arquivo.

O diploma digital é composto por dois arquivos:

- Arquivo XML dos dados do diploma digital (substituto do diploma impresso) que possui todos os dados que comprovam que o aluno concluiu o curso;

- Representação Visual do Diploma Digital (RVDD) disponibilizada em formato PDF (com caráter meramente ilustrativo) assinado e validado digitalmente que pode ser impresso pelo formado em qualquer papel. Essa representação, embora semelhante ao diploma em papel possui um código de validação e QRcode que permite verificação de autenticidade e o acesso ao XML desse diploma no site do Centro Universitário São Camilo. O QR Code está atrelado à Uniform Resource Locator (URL) única do Diploma Digital do Centro Universitário São Camilo.

O envio por e-mail da RVDD e do arquivo XML do diploma é realizado somente para o aluno formado, que é proprietário das informações. Cabe ao aluno decidir sobre o compartilhamento do seu diploma. A divulgação do diploma pelo Centro Universitário São Camilo a outros usuários não é permitida.

  • Primeira via: é Emitido automaticamente pela Instituição de ensino no prazo de até 120 a contar da data de colação de grau. Este processo é realizado para todos os egressos que concluíram o curso a partir de dezembro de 2021.
  • Segunda via: mediante a solicitações realizadas para todos os egressos que formalizarem o pedido a partir de dezembro de 2021.

Como verificar se meu Diploma Digital é autêntico?

Para validação do diploma digital é necessário acessar o link: https://diplomas.saocamilo-sp.br, inserindo o código de validação ou QRcode disponível na versão em PDF conforme ilustrado abaixo:

           

Também é possível obter informações dos alunos formandos a partir de 2019/2 de quaisquer cursos de graduação por meio de consulta pública disponibilizada no Portal do Acadêmico.

Importante:
 somente os dados de alunos que colaram grau a partir do segundo semestre de 2019 estão disponíveis para consulta.

Para consulta, clique aqui.

Como as empresas/órgãos podem validar o Diploma Digital?

Os empregadores, órgãos públicos e conselhos de classes em posse da versão em PDF são responsáveis por fazer a autenticação no site do Centro Universitário São Camilo, garantindo agilidade e dispensa necessidade de autenticação em cartório.

Posso imprimir o PDF do meu diploma?

Pela legislação vigente, documentos emitidos e assinados por via digital são válidos somente em âmbito digital, ou seja, é meramente ilustrativa e a simples impressão do PDF não garante a validade do diploma em âmbito digital. Porém, através dessa impressão que você pode realizar em qualquer tipo de papel, você pode ler o QR Code e ter acesso à versão digital do diploma, que é a versão válida.

Para apostilamento do diploma digital no cartório é necessário apresentar, pessoalmente ou por e-mail, os arquivos XML e PDF e após o cartório fazer a veracidade do documento, o apostilamento será feito em uma via impressa do arquivo em PDF.

Não haverá mais o reconhecimento de firma para a formato digital, pois as assinaturas são digitais e estão validadas no arquivo XML através do certificado digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Eu ainda posso solicitar o meu Diploma em papel?

Em conformidade com a legislação educacional, diplomas emitidos a partir de dezembro de 2021 passam a ser exclusivamente em formato digital, não haverá mais a entrega do diploma físico para o aluno a partir da data mencionada por não haver mais validade.

O formado que desejar que a versão do PDF, recebido em seu e-mail, seja impresso em papel especial poderá solicitar pelo aluno@saocamilo-sp.br com o título do e-mail: IMPRESSÃO DE DIPLOMA DECORATIVO, mediante ao pagamento da taxa divulgada em Edital de Valores. Após o pagamento, a versão impressa de caráter decorativo pode ser retirada através de agendamento no prazo de 30 dias da data da solicitação.

A versão decorativa é cópia idêntica da versão disponibilizada em PDF.

Tenho o Diploma físico (tradicional), posso ter o digital?

O aluno já diplomado, que recebeu a primeira via do diploma no formato físico, e que deseja solicitar o diploma em formato digital, poderá solicitar uma segunda via. A emissão dessa segunda via está condicionada ao pagamento da taxa divulgada em Edital de Valores e prazos estabelecidos no referido documento.

Meu Diploma físico (tradicional) já emitido perdeu a validade?

Conforme legislação educacional, a emissão de diplomas em formato digital passou a vigorar a partir do dia 31 de dezembro de 2021. Desta forma, o diploma físico emitido anteriormente não perde sua validade.

Não recebi o e-mail com o meu Diploma Digital. E agora?

Você deverá consultar no seu e-mail, se ele não foi para a caixa de lixo eletrônico ou para a caixa de spam. E se atentar quanto ao prazo de envio que será de 120 dias após a sua colação.

Conferi no meu e-mail, e ainda não recebi meu Diploma Digital. 

Deverá entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento no e-mail aluno@saocamilo-sp.br ou por telefone 0300-017-8585 ou 3465-2664 opção 2, e solicitar para que seja reenviado o meu diploma digital. 

 


Dúvidas? Encontrou alguma dificuldade?

Fale conosco pelo e-mail: diplomas@saocamilo-sp.br ou 0300 0178585 (opção 2).
O MEC disponibiliza um canal para encaminhamento de dúvidas acesse aqui.